A posse da diretoria que estará à frente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Rio do Sul e Região (Sititev) pelos próximos cinco anos, será realizada hoje, 27 de abril, a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio do Sul. A chapa 1, recebeu 91% de aprovação, em eleição realizada no dia 9 de março.
De acordo com a presidente do Sititev, Zeli da Silva, 50% da diretoria foi renovada e esta equipe tem agora a missão de dar continuidade ao trabalho realizado até hoje, em um momento conturbado, a implementação da Reforma Trabalhista. “É um momento difícil para todos, para os trabalhadores que perderam direitos e para o sindicato que perdeu sua principal fonte de financiamento; devido ao fim da contribuição sindical obrigatória. Mas a história do sindicato sempre foi marcada por lutas e dessa vez não será diferente, estou confiante na equipe que formamos para a diretoria, todos estão comprometidos e cientes de que a manutenção do sindicato é fundamental para que a classe trabalhadora não perca ainda mais”, afirma Zeli.
Para Zeli, os 91% de aprovação demonstra que os trabalhadores aprovam o trabalho do Sititev. “Como presidente reafirmo o meu compromisso em corresponder a este voto de confiança, como sempre fiz.”, diz Zeli.
DESAFIOS
A nova diretoria quer dar continuidade ao trabalho de luta pelos interesses da classe, com atenção especial às alterações propostas pela Reforma Trabalhista, para que nenhum direito seja perdido. Outro desafio é a manutenção do sindicato, após a desobrigação do pagamento das contribuições sindicais. “Nosso desafio maior é a questão financeira, estamos cortando custos, para garantir a manutenção dos serviços oferecidos pelo sindicato. Sempre com o apoio da classe trabalhadora, pois só assim teremos autonomia para lutar pelos interesses dos trabalhadores”, diz Zeli.
METAS
1 – Ampliar ainda mais o acesso do trabalhador e de sua família à saúde com novos convênios.
2 – O sindicato intensificará a fiscalização das condições de trabalho nas empresas, porque devemos trabalhar para viver e não adoecer.
3 – Denunciar, combater e encaminhar à justiça os casos de assédio moral ou sexual nas indústrias. O ambiente de trabalho não deve trazer sofrimento ou ferir a dignidade dos trabalhadores.
4 – Analisar cada acordo coletivo permitido pela reforma trabalhista, e fiscalizar se estão sendo cumpridos, para que o trabalhador não seja prejudicado.
5- Manter campanhas salariais ativas, pela valorização da classe, para garantir salários dignos, para quem produz as riquezas que movimentam a economia da região.
6 – Ampliar o número de sócios para a manutenção e fortalecimento do Sindicato.
7 – Manter e melhorar os canais de comunicação que informam e tiram dúvidas dos trabalhadores sobre a legislação trabalhista.
8- Organizar os trabalhadores para fortalecer a classe frente ao desmonte dos direitos dos trabalhadores causados pela Reforma Trabalhista.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA
DIRETORIA EFETIVA
Presidente: Zeli da Silva
Secretária Geral: Maria Aparecida Pereira
Secretário de Finanças e Patrimônio: André Ricardo Pinzegher
Secretário de Formação Sindical: Alexandre José Adriano
Secretária Jurídica e de Negociação Coletiva: Janaina Aparecida Rocha
Secretária da Mulher: Silvia Koch
Secretária da Saúde do Trabalhador: Mary Lucia Venancio
Secretário de Divulgação: Flavio Zacarias
SUPLENTES
Maria Aparecida de Campos
Ana Paula Niquelate
Raquel Ribeiro da Silva
Givanildo Chequeto
Taise Regina Sant’Ana
José de Jesus
Alvaci Pereira
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS
Vera Lucia Schafer Miguel, Nelson Meriz, Salete Rozza
SUPLENTES
Irnes Rodrigues e Margarida Vignola
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FEDERAÇÃO
EFETIVOS
Zeli da Silva e Lucilene Regina Skura
SUPLENTES
Margarida Vignola e Solange Maria Rodrigues