A data base dos trabalhadores têxteis foi prorrogada por 60 dias. A prorrogação foi um pedido do Sindicato Patronal (Sinfiatec), feito durante a primeira reunião negocial na sexta-feira, 24 de agosto, com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sititev), na Delegacia do Ministério do Trabalho. Uma próxima reunião ficou marcada para o dia 11 de setembro, a partir das 13h30, na sede do Sinfiatec.
A presidente do Sititev, Zeli da Silva avaliou como positiva a primeira reunião. “Foi uma negociação com qualidade em que contamos com o apoio da Fetiesc e em que estiveram presentes inclusive os assessores jurídicos da Fiesc, tivemos a oportunidade de apresentar a nossa pauta de reivindicações, demonstrando que os salários da categoria estão defasados, enquanto a indústria acumula dados positivos, conforme estudos da própria Fiesc; portanto crise não pode ser uma desculpa para que os trabalhadores não sejam valorizados”, afirma Zeli.
Estiveram presentes nesta reunião, a diretoria do Sititev o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) Idemar Antônio Martini, e os advogados da entidade Jairo Leandro Luiz Rodrigues, André Bevilaqua; representantes do Sinfiatec e os consultores jurídicos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina os advogados André Cordeiro, Maria Antônia Amboni e Jomara Bessa. “Os trabalhadores estão insatisfeitos e eu acredito que isso será uma marca dessa campanha, esperamos que estes 60 dias sirvam para que possamos avançar na negociação, não queremos ter que entrar na justiça para buscar um reconhecimento tão merecido”, finaliza Zeli.