Nesta quarta-feira, 3 de outubro a diretoria do Sititev se reúne pela terceira vez com a diretoria do Sindicato Patronal, para negociar as propostas da Campanha Salarial 2018/2019. Na reunião anterior, a entidade que representa os patrões ofereceu o repasse da inflação de 3,64% e ainda reivindicou o fim da homologação da rescisão de contrato de trabalho no sindicato. O Sititev repudiou a proposta e fez uma contraproposta de 5% de reajuste, piso salarial de R$ 1.350,00 e dois dias a mais para levar filho ao médico, sem abrir mão da homologação no sindicato.
A presidente do Sititev, Zeli da Silva, espera que os patrões estejam dispostos a negociar um reajuste digno para que se chegue a um acordo, porque o prazo da prorrogação da data base termina no dia 24 de outubro. “Diante das dificuldades que eles dizem que o setor está enfrentando, nós enxugamos as reivindicações, diminuímos o percentual de reajuste. Aguardamos agora, que os patrões também se sensibilizem com as dificuldades dos nossos trabalhadores, que estão pagando mais pela água, energia elétrica, gás, gasolina e transporte público. É impossível que um setor que cobra tanta produção, não tenha capacidade de dar um reajuste de 5%”, diz Zeli.
Zeli explica que a redução do percentual de aumento foi a alternativa encontrada para tentar fechar a campanha salarial sem ter que recorrer à justiça. “Queremos evitar um novo dissídio, o terceiro consecutivo, contamos com a boa vontade do Sindicato Patronal. É uma questão de responsabilidade social, a campanha salarial 2017/2018 só foi assinada em abril deste ano, oito meses depois da data base. Além da defasagem salarial, isso compromete o planejamento dos empresários do setor, que ficam sem saber se fazem a antecipação e em cima de qual percentual”, reflete Zeli.
A reunião será às 13h30 no Auditório do Sinfiatec.