O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Rio do Sul e Região (Sititev) inicia no sábado, 23, mais uma Campanha Salarial. A primeira assembleia será em Ituporanga na Câmara de Vereadores, a partir das 15h. O desafio neste ano, é reverter o resultado da última negociação que é considerada a pior da entidade. Para isso a diretoria do sindicato espera contar com a participação dos trabalhadores nas assembleias que serão realizadas em Ituporanga, Agrolândia, Pouso Redondo, Taió; com fechamento na assembleia geral em Rio do Sul, no dia 21 de julho.
“Nós queremos reconhecimento para os trabalhadores deste setor que vende, produz, emprega e lucra mais a cada ano. Nossa classe está insatisfeita com o reajuste de 3% que obtivemos na última campanha; é uma verdadeira migalha, Representa R$ 36,00 a mais para quem ganha o piso”, conta a presidente Zeli da Silva.
Zeli atribui as dificuldades da negociação à Reforma Trabalhista e à falta de reconhecimento de alguns empresários. “Além da ganância, o Sindicato Patronal estava calçado na Reforma Trabalhista, que prejudicaria os trabalhadores; tanto que chegou a prorrogar a data base, esperando que a nova lei entrasse em vigor”, afirma a presidente.
Ela lembra ainda que a primeira proposta do Sindicato Patronal foi de R$ 20,00 de aumento, se a diretoria do Sititev, abrisse mão da homologação de contratos no sindicato. “Não aceitamos esta proposta, além do aumento mísero, alguns trabalhadores sairiam perdendo muito mais se não tivessem a assistência do sindicato para fazer a conferência das rescisões, fazemos isso há anos e não temos reclamações de empresários sérios, é uma garantia tanto para eles quanto para os trabalhadores, não tínhamos porque abrir mão desse direito”, diz.
Sem acordo, mais uma vez o sindicato entrou na justiça com dissídio coletivo, a decisão saiu neste ano, o aumento de 3% foi muito abaixo do esperado. Para reverter a situação a diretoria do Sititev aposta na indignação da classe e convida a todos para que participem ativamente da
campanha salarial, para a elaboração da pauta de reivindicações.
CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS
23 de junho – 15h – Câmara de Vereadores de Ituporanga.
30 de junho – 15h – Câmara de Vereadores de Agrolândia
7 de julho – 15h – antiga subsede do Sititev em Taió
14 de julho – 15h – antiga subsede do Sititev em Pouso Redondo
21 de julho – 15h – Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos.
Sititev inicia no sábado a Campanha Salarial 2018/2019