O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Rio do Sul e Região (Sititev) realiza no dia 9 de março a eleição para diretoria da entidade. A eleição contará com chapa única, que tem à frente a atual presidente, Zeli da Silva. O prazo para o registro das chapas encerrou no dia 12 de fevereiro, sendo que apenas a Chapa 1 se apresentou e foi considerada apta para concorrer ao pleito.
Além de alguns trabalhadores que já faziam parte da diretoria, a Chapa 1 teve uma renovação de 50%. Entre as metas dos candidatos está: a manutenção dos direitos dos trabalhadores frente as alterações propostas pela Reforma Trabalhista e a manutenção do sindicato, após a desobrigação do pagamento das contribuições sindicais. “A Chapa 1 lutará para manter o sindicato ativo e forte, em defesa dos interesses dos trabalhadores. E aposta na renovação de 50% da diretoria para avançar ainda mais na luta pela melhoria de vida e renda dos trabalhadores do setor”, destaca a presidente, Zeli.
A presidente conta que há muitas incertezas diante das mudanças impostas pela Reforma Trabalhista, dificuldades que lembram um pouco do sindicato que ela assumiu em 1998, que enfrentava uma profunda crise financeira. “Foi difícil, lutamos muito e contamos com o apoio dos trabalhadores, para construir um sindicato forte e reconhecido em todo o estado pela atuação. Dessa vez não será diferente, é hora de se unir ainda mais, para que prevaleça o direito do trabalhador de contar com uma entidade capaz de intermediar negociações em defesa dos interesses da classe”, afirma.
QUEM PODE VOTAR?
Estão aptos a votar os trabalhadores que estiverem em dia com as mensalidades do Sindicato e que se sindicalizaram há pelo menos seis meses. Aposentados e quem estiver de férias também pode votar.
ONDE VOTAR?
As eleições serão realizadas no dia 9 de março, das 8h às 18h30. Doze urnas,
estarão disponíveis e serão levadas até as empresa para a votação. Uma urna ficará fixa na sede do Sititev, que fica na rua Carlos Gomes – Praça Nereu Ramos, nº 80, Edifício Fúlvio Tomio, 2º andar
METAS
1 – Ampliar ainda mais o acesso do trabalhador e de sua família à saúde com novos convênios.
2 – O sindicato intensificará a fiscalização das condições de trabalho nas empresas, porque devemos trabalhar para viver e não adoecer.
3 – Denunciar, combater e encaminhar à justiça os casos de assédio moral ou sexual nas indústrias. O ambiente de trabalho não deve trazer sofrimento ou ferir a dignidade dos trabalhadores.
4 – Analisar cada acordo coletivo permitido pela reforma trabalhista, e fiscalizar se estão sendo cumpridos, para que o trabalhador não seja prejudicado.
5- Manter campanhas salariais ativas, pela valorização da classe, para garantir salários dignos, para quem produz as riquezas que movimentam a economia da região.
6 – Ampliar o número de sócios para a manutenção e fortalecimento do Sindicato.
7 – Manter e melhorar os canais de comunicação que informam e tiram dúvidas dos trabalhadores sobre a legislação trabalhista.
8- Organizar os trabalhadores para fortalecer a classe frente ao desmonte dos direitos dos trabalhadores causados pela Reforma Trabalhista.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA 1
DIRETORIA EFETIVA
Presidente: Zeli da Silva
Secretária Geral: Maria Aparecida Pereira
Secretário de Finanças e Patrimônio: André Ricardo Pinzegher
Secretário de Formação Sindical: Alexandre José Adriano
Secretária Jurídica e de Negociação Coletiva: Janaina Aparecida Rocha
Secretária da Mulher: Silvia Koch
Secretária da Saúde do Trabalhador: Mary Lucia Venancio
Secretário de Divulgação: Flavio Zacarias
SUPLENTES
Maria Aparecida de Campos
Ana Paula Niquelate
Raquel Ribeiro da Silva
Givanildo Chequeto
Taise Regina Sant’Ana
José de Jesus
Alvaci Pereira
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS
Vera Lucia Schafer Miguel, Nelson Meriz, Salete Rozza
SUPLENTES
Irnes Rodrigues e Margarida Vignola
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FEDERAÇÃO
EFETIVOS
Zeli da Silva e Lucilene Regina Skura
SUPLENTES
Margarida Vignola e Solange Maria Rodrigues