Trabalhadores se unem à luta do Sititev por um salário maior

A indignação marcou a primeira assembleia da Campanha Salarial do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Rio do Sul e Região (Sititev), realizada no sábado, em Ituporanga. Os trabalhadores querem um reajuste condizente com a cobrança de produção excessiva dentro das empresas e a alta dos preços. A categoria considera o resultado da última campanha, o pior da história do sindicato e se comprometeu a lutar junto com a diretoria do Sititev para que não se repita.

Na Campanha Salarial 2017/2018 o aumento foi de 3%, após uma luta que foi parar na justiça, para garantir direitos previstos na Convenção Coletiva. Para a presidente do Sindicato, Zeli da Silva, o péssimo resultado foi puxado pela Reforma Trabalhista. “O Sindicato Patronal estava amparado na Reforma Trabalhista, chegou a prorrogar a data base, para negociar após a nova lei entrar em vigor; somado a isso, a ganância de alguns empresários, o resultado não poderia ter sido pior. Foi preciso aceitar 3% para garantir outros direitos como o que obriga que as rescisões sejam homologadas no sindicato”, avalia Zeli.

Apesar disso, ela está otimista quanto a campanha deste ano. “Essa verdadeira migalha, que foi esse reajuste, fez com que os trabalhadores do setor reagissem. Percebemos nesta primeira assembleia, a participação foi uma das melhores dos últimos anos. Os trabalhadores estão insatisfeitos; eles sabem que o setor cresceu e lucrou e querem ser reconhecidos pelas riquezas que produziram”, afirma.

O Sindicato segue com as assembleias na região, no sábado, será realizada a assembleia na Câmara de Vereadores de Agrolândia, a partir das 15h. O fechamento será no dia 21 de julho na Assembleia Geral do Sititev no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos.

CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS

30 de junho – 15h – Câmara de Vereadores de Agrolândia

7 de julho – 15h – antiga subsede do Sititev em Taió

14 de julho – 15h – antiga subsede do Sititev em Pouso Redondo

21 de julho – 15h – Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos.